TR Soluções lança aplicativo inovador para controle de energia

TR Soluções

Um aplicativo inovador que ajuda a entender a conta de energia elétrica e, se for o caso, a adotar medidas para reduzir o seu consumo mensal. Assim é o Oráculuz, desenvolvido pela TR Soluções, empresa que faz parte do Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá).

O lançamento oficial será feito na próxima semana, mas já está disponível, de graça, pelo Facebook. O próximo passo será preparar uma versão do aplicativo para smartphones e tablets, de acordo com Joana Marins, gestora da TR Soluções.

Para o sócio-proprietário da empresa e responsável pelo desenvolvimento do Oráculuz, Paulo Steele, esse é um serviço inovador. “Durante nossas pesquisas, não achamos nada similar no mercado nacional. O que mais se assemelha são os simuladores de consumo das distribuidoras de energia elétrica, mas esses sistemas solicitam muitas informações que as pessoas normalmente não conhecem. Já o nosso é acessível e com muitas outras funcionalidades que certamente serão bem úteis ao consumidor”, explicou.

TR Soluções

O Oráculuz explica o consumo de energia de uma casa a partir das características dos eletrodomésticos disponíveis no local. Para utilizar o aplicativo, o usuário tem a opção de marcar todos os equipamentos que possui, como geladeira, aparelho de TV, computador, entre outros. Com as informações fornecidas o programa gera gráficos dos gastos, definindo quanto cada aparelho está usando e como é possível diminuir esse consumo. Para calcular o tempo que cada eletrodoméstico fica ligado na casa dos usuários o aplicativo utiliza dados de uma pesquisa realizada em 2007 pelo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). A pesquisa, de posse e hábito de consumo, realizada pelo PROCEL calculou quanto um determinado aparelho costuma ficar ligado nas casas em cada uma das regiões do Brasil.

O aplicativo, prossegue Paulo Steele, também faz simulações em relação à compra ou troca de algum eletrodoméstico, prevendo qual será o impacto no valor da conta energia. “Outra novidade é que o usuário pode medir sua eficiência na economia de energia elétrica em relação aos seus amigos que também utilizam o aplicativo”, diz.

Outro recurso interessante é resultante da parceria entre a TR Soluções com a Renova Solar. O aplicativo calcula o quanto você gastaria se utilizasse energia elétrica proveniente de placas fotovoltaicas em substituição à proveniente da distribuidora de energia elétrica. “Ele calcula o preço para instalar as placas geradores de energia elétrica e quanto você economizaria nas contas de luz, e em um ano ou em 30 anos – que é a vida útil das placas”, destaca. Mais informações sobre o aplicativo, acesse: www.oraculuz.com.br.

Bill Souza
Contexto Assessoria em Comunicação