• Itajubá-MG +55 35 3622 5704
  • São Paulo-SP +55 11 4780 7977
T Soluções Energy Economics

O pesquisador Paulo Eduardo Steele Santos da TR Soluções, juntamente com o Doutorando Tiago G. Leite Ferreira e os Professores José W. Marangon Lima e Rafael Coradi Leme da UNIFEI, publicam pesquisa sobre cálculo de tarifas de energia elétrica considerando a elasticidade da carga frente aos preços da energia. O texto intitulado “Distribution charges for consumers and microgeneration considering load elasticity sensitivity” aparecerá no periódico Energy Economics em 2012 e aborda os possíveis aprimoramentos para o cálculo tarifário visando a precificação dos sistemas de distribuição de energia elétrica brasileiro. O artigo descreve como considerar nos procedimentos de cálculo tarifário as possíveis mudanças de hábitos de consumo de energia elétrica. A pesquisa, que se iniciou com o convênio entre UNIFEI e University of Texas at Austin, teve apoio financeiro Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pode ser acessada no site da TR Soluções.


Novidades no ar!

Já é possível acessar no site da TR Soluções a página de divulgação do Sistema de Projeção de Reajuste.

O SPR é um sistema interativo de informação para suporte aos usuários no acompanhamento e projeções de reajustes tarifários da atividade de distribuição de energia elétrica. O Sistema de Projeção de Reajuste apresenta as seguintes características:

- Projeção de reajustes para um horizonte de 5 anos;

- Versatilidade e adaptação às necessidades do usuário;

- Disponibilidade de acesso em qualquer local onde esteja disponível acesso à internet;

- Adequações contínuas do sistema frente a atualizações regulatórias e metodológicas;

- Histórico de dados a partir do ano de 2003 abrangendo os reajustes tarifários de 25 distribuidoras de energia elétrica;

- Atualizações periódicas no banco de dados de forma a manter, a qualquer tempo, a incerteza apenas em dados futuros.