• Itajubá-MG +55 35 3622 5704
  • São Paulo-SP +55 11 4780 7977
informe-tr-solucoes.png

Agosto de 2020

Plataforma web para estimativa de tarifas da TR Soluções agora pode ser customizada conforme as necessidades dos clientes

O novo modelo aprofunda a singularidade do trabalho da empresa, que, desde 2011, presta serviços com características únicas tanto na forma de software as a service (SaaS), como na experiência do cliente que, mesmo sem conhecimentos técnicos e regulatórios, pode interagir com a plataforma para criar os próprios cenários de projeção de tarifas.

Planos

Os atuais clientes do sistema contam com: Plano III, focado nas tradicionais projeções de tarifas de energia realizadas pela empresa. Os demais planos disponibilizados neste momento são voltados a clientes que buscam informações sobre o panorama do setor elétrico brasileiro (Plano I), gestão de empresas do setor (Plano II), projeção de tarifas e gestão (Plano IV) e planejamento econômico-financeiro (Plano V).

Os usuários do Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (SETE) já podem navegar pelas novas funcionalidades dos diversos planos de acesso disponibilizados nessa nova versão do sistema.

O objetivo desta ampliação no escopo dos serviços oferecidos é atender ainda melhor as diferentes demandas sobre tarifas e regulação do setor elétrico. “O SETE agora permite a integração do planejamento econômico-financeiro à dinâmica regulatória. O usuário dispõe de informações sobre investimentos, gestão de despesas, reajustes, revisões e qualidade interligadas em um único serviço, o que simplifica suas operações. Com isso, pode focar seus esforços na análise das informações para a tomada de decisão, e não nos processos para levantá-las”, avalia o sócio-diretor da TR Soluções, Paulo Steele.

seta.png Panorama setorial

O SETE agrega até 15 anos de dados históricos dos processos tarifários de distribuidoras e permissionárias que atendem 98% do mercado nacional. A equipe da TR atualiza continuamente o banco de dados do sistema, com destaque para:

Detalhamento de todas as componentes tarifárias por nível de tensão e modalidade.
• Break-even para análise de viabilidade de migração para o mercado livre.
• Histórico de receitas e despesas das distribuidoras.
• Histórico de micro e minigeração distribuída (MMGD) e consumo.

seta.png Projeção de Tarifas

Em operação comercial desde 2012, o SETE permite o cálculo e projeções de tarifas de energia elétrica, respaldadas nas metodologias, normas e procedimentos definidos pelo regulador para o cálculo das tarifas de energia. É indispensável, portanto, aos agentes do setor que precisam compreender e acompanhar a evolução desses custos.

Além de apresentar um panorama setorial padrão, com as premissas que a TR Soluções considera mais prováveis, o sistema permite ao usuário alterá-las, de modo a criar sensibilidades e simular inúmeros cenários possíveis para os reajustes e revisões tarifárias.

seta.png Gestão econômico-financeira

O SETE agora apresenta informações evolutivas e comparativas das demonstrações financeiras de geradoras, transmissoras, distribuidoras e permissionárias, incluindo Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Balanço Patrimonial e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), além de Indicadores Econômico-Financeiros em diferentes abordagens (contábil, societário, regulatório e ajustado).

O sistema possibilita consultar, comparar, acompanhar e validar dados contábeis e indicadores econômicos, financeiros, regulatórios e operacionais das empresas, considerando as referências históricas divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além disso, o usuário pode acompanhar e comparar informações das Demonstrações Financeiras e Indicadores de mais de um agente. A comparação pode ser feita por grupo econômico, região ou combinação de empresas do mesmo segmento.

seta.png Planejamento econômico-financeiro

O sistema permite projetar e analisar dados contábeis e indicadores econômicos, financeiros, regulatórios e operacionais de empresas do setor elétrico, considerando um horizonte que contempla todo o período de concessão. Também é possível projetar a receita requerida regulatória tanto em evento tarifário de reajuste como de revisão, conforme os procedimentos definidos pelo regulador.

As projeções econômico-financeiras – regulatórias e operacionais – consideram premissas que podem ser alteradas. Novos cenários também podem ser criados, respaldados pela inteligência de cálculos embarcada na solução. Nessas condições, o usuário pode comparar e analisar informações de DRE, BALANÇO, DMPL e INDICADORES de mais de um agente específico, por grupo, região ou uma combinação do mercado de distribuição.

Consulte nosso site para mais informações sobre nossos novos planos e serviços.